terça-feira, 25 de agosto de 2009

Bonsai

A palavra bonsai, pode dividir em duas partes:
  • bon – que significa bandeja e
  • sai – que significa crescer

Assim a tradução de bonsai é:
árvore que cresce em bandeja

Segundo a Associação Japonesa do Bonsai: “É uma árvore ou planta cultivada num vaso e, por tanto, de tamanho reduzido, mas que consegue expressar completamente a beleza e o volume de uma árvore crescendo no seu ambiente natural”. Há que ter em conta que os bonsais não são espécies de interior. Se tratam de planta de exterior que podem adaptar-se à condições de um lugar fechado.

História – Esta árvore em miniatura tem a sua origem na China, onde existiam 2 formas de cultivar o bonsai:
  1. No sul do país tentava simular a Natureza, então cultivavam apenas as espécies encontradas no monte, utilizando unicamente a técnica da poda e não a do arame para transformá-los.
  2. No norte, procuravam formas harmoniosas, embora isso se afastasse um pouco das formas originais.

Diz-se que uma seita Zen introduziu os bonsais no Japão entre os séculos X e XIII. Foi onde se desenvolveram técnicas mais avançadas para moldar os ramos, os troncos e as raízes. Por ultimo, a introdução do bonsai na Europa proveio da exposição universal de Paris, celebrada em 1898, apesar de não ter sido muito popular até ao final da Segunda Guerra Mundial. O efeito artístico do bonsai depende em grande medida do bom uso que faz na poda, no pinçamento e na cablagem. Claro que não se deve descuidar nos aspectos essenciais como a rega, etc...