terça-feira, 11 de agosto de 2009

As cores

As cores e os anjos
A cor desempenha um papel importante. A associação entre as cores e os anjos tem uma longa tradição. As cores das vestimentas dos anjos correspondem à sua inteligência.

  • As cores atribuídas aos anjos são:
Miguel – azul
Jofiel – amarelo
Samuel – rosa
Gabriel – branco
Rafael – verde
Uriel – roxo e dourado
Ezequiel – violeta

Além do manto majestoso e das asas, que provam que eles são mais do que humanos, os anjos, na arte religiosa, são retratados com um halo. Alguns acreditam que o halo é uma representação da aura. A aura é a "atmosfera", ou energia sutil, que envolve cada ser vivo. Segundo as pessoas que estudam auras, sua cor e sua intensidade refletem o estado físico e emocional da pessoa.

A aura, com frequência, é associada aos chacras, os círculos invisíveis de energia que acredita-se, absorvem e transformam a energia universal conhecida como prana ou chi. São 7 os chacras principais, e eles são representados por sete tons de luz. A ioga ensina que os 7 chacras são:
  1. Chacra básico vermelho
  2. Chacra umbilical laranja
  3. Chacra esplênico amarelo
  4. Chacra cardíaco verde ou rosa
  5. Chacra laríngeo azul-celeste
  6. Chacra frontal azul
  7. Chacra da coroa (coronário) violeta
A coroa, ou o topo da cabeça, é a parte do corpo que está mais perto do mundo espiritual e, curiosamente, muitas experiências envolvendo anjos incluem descrições deles trajando mantos azuis ou púrpuras.


Como as cores afetam nossa vida
O arco-íris, com suas 7 cores, é um dos símbolos mais poderosos da harmonia da natureza. A sabedoria antiga ensina que cada cor do arco-íris se relaciona com a mente e o corpo de alguma forma – o roxo se vincula com o plano espiritual e o vermelho com o físico. De maneira semelhante, a ciência moderna descobriu que as cores afetam profundamente nossas emoções e que o amarelo é a cor que mais tende a afetar o nosso humor.

O cérebro não consegue distinguir entre o amarelo do raio de sol e o de uma pintura alegre. Como o amarelo eleva os níveis de serotonina (o fator do bem-estar), parece ser uma boa idéia ter essa cor dando-lhe bom dia logo ao amanhecer. O amarelo misturado ao vermelho resulta no laranja, uma cor terrosa cujo nome vem do sânscrito. É a cor da Igreja dos primórdios e simboliza a fecundidade. O laranja é ligado à terra e ajudará a criar uma sensação de maior maturidade.

Se seu dia, inclui o estudo e a atividade intelectual, pinte o seu escritório de verde. Essa cor reflete a influência tranquila da natureza e é a mais comumente escolhida em ambientes que podem causar algum estresse, tais como hospitais e clínicas de dentistas. Da mesma maneira, o azul faz reduzir a pressão sanguínea e estimulará um ambiente de reflexão.

O vermelho faz aumentar a pressão sanguínea, o que faz que não se recomende o excesso dessa cor em casa. Pinceladas de vermelho podem ser energizantes – restaurantes fast food normalmente fazem uso do vermelho, pois sua intenção é levar as pessoas a se levantar e ir embora rápido. O vermelho produz agitação e inquietação. Pequenos ajustes na paleta de cores ao seu redor podem ajudá-lo em sua busca de harmonia.

Fonte: 'Anjos, acreditar e receber' de Glennyce S. Eckersley e Gary Quinn