quarta-feira, 25 de março de 2009

O que é um anjo?



Anjo (do latim angelu e do grego ággelos, mensageiro), segundo a tradição judaico-cristã, é uma criatura celestial que, na generalidade, a maioria dos crentes das religiões fundadas na revelação bíblica acredita ser superior aos homens e serve como ajudante ou mensageiro de Deus.



Na iconografia comum, os anjos geralmente têm asas brancas de pássaro e uma auréola. São donos de uma beleza delicada e de um forte brilho, por serem constituídos de energia, e por vezes são representados como uma criança, por terem inocência e virtude. Possuem influência sobre todo o plano orgânico e elemental, sendo assim eles têm como uma de suas missões, ajudar a humanidade em seu processo de evolução.

A palavra anjo deriva do latim, angelu, e do grego, ággelos (ἄγγελος), com o significado de mensageiro. Segundo a tradição católica, são citados apenas três Arcanjos dos quais se saberia o nome:
  1. São Miguel (Quem como Deus),
  2. São Rafael (Deus Cura), e
  3. São Gabriel.
Os demais seriam invenção do povo, bem ou mau intecionado. Afirma ainda que os Anjos não possuem maneiras de conhecer o futuro, possuindo sim uma inteligência muito mais desenvolvida que a nossa, podendo "prever" eventos que fisicamente poderão acontecer, visto que conhecem com precisão todas as regras físicas, como gravidade, densidade, velocidade etc.

Dentro do Cristianismo Esotérico e da Cabala, são chamados de "anjos" os espíritos num grau de evolução imediatamente superior ao do homem e imediatamente inferior ao dos arcanjos.